sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Cães: responsabilidades e vantagens de ser dono de um

O Senso do IBGE desse ano, mais uma vez excluiu questões sobre a população de animais de estimação no Brasil, entretanto, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN) trabalhou em uma breve pesquisa para mapear a população pet no país. O levantamento permitiu estimar que o Brasil conta com aproximadamente 25 milhões de cães e 7 milhões de gatos nas classes A, B e C atualmente.

É fato que a quantidade de cães de estimação no país é grande, mas muitas pessoas que possuem esses animais não sabem a forma correta de cuidar deles. “Os cuidados básicos de saúde que não podem faltar são: vermifugação, vacinação e alimentação adequada. O animal deve ser mantido num local limpo, pois a falta de higiene pode acarretar doenças e parasitas”. Afirma a veterinária Silvia Parisi.

No entanto, cuidar bem do animal não é somente ter os cuidados citados acima, é também dar amor, carinho e atenção. “Procuro sempre fazer o melhor para a Lana, tanto no aspecto de condições básicas de vida como no lado afetivo, e com certeza quem mais ganha sou eu. Ela é a alegria da minha casa, é minha companheira!” diz Angela, dona de uma cadela poodle de três anos. Silvia Parisi afirma ainda que “Além disso, para garantir que o animal tenha uma boa qualidade de vida, é preciso que tenha espaço, exercícios e convivência com outros da sua espécie, o que significa passear com o cão ao menos duas vezes ao dia”.

Além de todos os cuidados necessários com os animais de estimação, é indispensável ter consciência da responsabilidade e compromisso que é adquirir um animal. Ele vai exigir cuidados, dedicação, tempo e pode viver mais do que dez anos. É preciso pensar bem! Caso a pessoa não queira mais o cão, a melhor saída é procurar um novo dono que vá tratá-lo com dignidade, abandonar não é a melhor opção.

O abandono, além de ser crime perante a Constituição brasileira, é uma crueldade para com o animal que ficará sujeito ao frio, fome, doenças e até mesmo a maus tratos. Rafael possui três cães e afirma: “Ser dono, é ser pai do cachorro, ele se torna um membro da família com o qual temos a obrigação de cuidar para toda a vida. Sempre me preocupo em preservar a saúde e o bem estar dos meus cães, um poodle de seis anos, uma pinscher de sete e uma dócil American Pit Bull Terrier de cinco, cadastrada legalmente na Prefeitura Municipal de Nova Era – MG. O cão é de inteira responsabilidade de seu proprietário, é ele quem mantém a disciplina do animal, pois todo cachorro é consequência dos cuidados do dono, assim como um filho é do pai.”

Há muitas maneiras de adquirir um animal de estimação. A pessoa interessada pode comprar um da raça escolhida, ganhar de alguém que tem filhotes ou que não quer mais o animal e até mesmo adotar um cão abandonado. “Felizmente, hoje as pessoas consideram a adoção muito mais do que faziam no passado. Entendem que há vantagens em adotar cães adultos e passaram a aceitar um animal sem raça definida (vira-lata) da mesma forma que um de raça. O vira-lata deixou de ser marginalizado. A adoção pode ser realizada através de entidades protetoras, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da cidade e diversos sites na Internet, como o www.webanimal.com.br, pelo qual sou responsável.” Diz a veterinária. Em Ipatinga, existe o Centro de Controle de Zoonoses que abriga cães recolhidos das ruas da cidade. O interessado deve comparecer a Avenida Simon Bolívar, 713, no bairro Cidade Nobre e ser maior ou estar acompanhado de algum maior de 16 anos.

Se mesmo sabendo dos deveres que ter um cão exige você ainda desejar ter um, vá em frente! Todo o trabalho será recompensado com muito amor, carinho, brincadeira e lambidas.

Fontes:

www.sindan.org.br

www.animaisos.org

www.webanimal.com.br

www.ipatinga-mg.com.br

0 comentários:

Template by Rosângela Coelho - Só Templates